Publicado originalmente no Portal Exame
Por Esfera Brasil
Imagem: Divulgação
Mais de 85% das organizações sociais do Brasil têm como foco a erradicação da pobreza, temática que se tornou ainda mais relevante considerando que o país voltou para Mapa da Fome e tem a pobreza como uma questão relevante após a pandemia. O levantamento é da plataforma MAIS - Mapa do Impacto Social, um banco de dados sobre o terceiro setor brasileiro que leva em consideração o impacto que as organizações geram no alcance da Agenda 2030, da ONU. No caso, a erradicação da pobreza representa o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1.
O MAIS ainda aponta que quase 85% das organizações estão alinhadas ao ODS 10 (Redução das desigualdades), e mais de 76% colaboram com o ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes). Porém, apenas 21% estão ligadas ao ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico). E com representatividades ainda menores, apenas 15% possuem suas atividades principais relacionadas o ODS 4 (Educação de qualidade) e 0,5% das OSCs têm suas atuações alinhadas ao eixo Ambiental.
“Em sua primeira versão o MAIS trouxe um raio X do terceiro setor no Brasil, mas não vamos parar nisso, estamos com um plano audacioso de trazer visibilidade para todo o setor de impacto incluindo iniciativas individuais, de coletivos sem pessoa jurídica e de negócios sociais e de impacto”, diz Flora Bitancourt, CEO da Impact Beyound, consultoria coidealizadora do projeto.
O banco de dados do MAIS considera a segurança, proteção e confiabilidade das informações que são tratadas conforme a LGPD e é fruto da união de parceiros que colaboram para fortalecer o terceiro setor no Brasil. O projeto foi coidealizado pela Impact Beyound e Instituto Phi e já possui mais de 30 parceiros e apoiadores, incluindo SEALL, Sintetizo, Ambev Voa, Movimento Bem Maior, Humanize, Movimento Por Uma Cultura de Doação, e Mercado Livre. --
Leia a matéria completa aqui.
Comments