O Vozes do MCD é um espaço onde compartilhamos vivências, reflexões e novidades sobre a Cultura de Doação. Em 2024, foram publicados 30 textos na sétima temporada na newsletter do LinkedIn.
Confira abaixo o link para cada um deles (por ordem de publicação):
Carta de amor ao doar: por Joana Ribeiro Mortari, diretora da Acorde Desenvolvimento Humano, fundadora da Philó | Práticas Filantrópicas e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
A doação como ponte entre eu e o mundo: por Dani Saraiva, consultora em desenvolvimento organizacional com mais de 25 anos de experiência no terceiro setor e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
O que você quer ser quando crescer? Doador(a)!: por Vanessa Prata, cofundadora e codiretora-executiva da ponteAponte, também é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Não existe apenas um Grantmaking no Brasil: por Pamela Dietrich Ribeiro , coordenadora de programas no GIFE e integrante do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
Um olhar para a filantropia das famílias de alto patrimônio no Brasil: por Silvia Daskal, Gerente de Parcerias Institucionais na Sitawi Finanças do Bem, atua com filantropia e impacto social há 14 anos. Participa da Rede Conexão Captadoras - Women in Fundraising, do Comitê Científico do Festival ABCR 2024 e é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Amar e mudar as coisas: por Marcelo Nonohay, fundador da MGN e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Family office para famílias comuns: por Renato Orozco, é diretor na Idealist.org/pt para os Países de Língua Portuguesa e diretor-fundador da Associação Nossa Cidade, gestora dos Fundos Regenerativos Brumadinho e Grande BH, também é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
IA x cultura de doação e o xis da questão: "vezes" ou "versus"?: por Cássio Aoqui, é membro do conselho consultivo do Instituto MOL e da Liga Solidária. Atua como consultor em filantropia para famílias que querem trabalhar seu legado social, bem como para RSC/ISP de empresas, institutos e fundações nacionais e internacionais. Também é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Resiliência e cultura de doação: por Marcelo Nonohay, fundador da MGN e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Construindo pontes de solidariedade: aprendizados da pandemia para o hoje: por Dani Saraiva, consultora em desenvolvimento institucional com mais de 25 anos de experiência no terceiro setor e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Brasil é o país mais generoso do mundo!: por Silvia Daskal, Gerente de Parcerias Institucionais na Sitawi Finanças do Bem, atua com filantropia e impacto social há 14 anos. Participa da Rede Conexão Captadoras - Women in Fundraising, do Comitê Científico do Festival ABCR 2024 e é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
A mudança começa pelo DOAR!: por Pamela Dietrich Ribeiro , coordenadora de programas no GIFE e integrante do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
O que leva uma pessoa a doar para uma causa do outro lado do oceano?: por Rachel Añón, cofundadora da ponteAponte e membro do Movimento por uma Cultura de Doação.
Sorriso no rosto, coração quentinho: coletânea sobre doar: por Joana Ribeiro Mortari , diretora da Acorde Desenvolvimento Humano , cofundadora da Philó | Práticas Filantrópicas , Corresponsável pela Proximate Press Brasil, cocriadora e membro do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
A filantropia brasileira pariu um rato!: por Renato Orozco, é diretor na Idealist.org/pt para os Países de Língua Portuguesa e diretor-fundador da Associação Nossa Cidade, gestora dos Fundos Regenerativos Brumadinho e Grande BH, também é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Por um mundo em que o DI (Desenvolvimento Institucional) é pop: por Cássio Aoqui, é membro do conselho consultivo do Instituto MOL e da Liga Solidária. Atua como consultor em filantropia para famílias que querem trabalhar seu legado social, bem como para RSC/ISP de empresas, institutos e fundações nacionais e internacionais. Também é integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
O futebol como mobilizador de doações: por Daiany França Saldanha 🏳️🌈✊🏿 , Mariana Campanatti, Raoni Biasucci Vega e Vanessa Prata
O gesto filantrópico: por Joana Ribeiro Mortari, cocriadora da Philó | Práticas Filantrópicas, diretora da Acorde Desenvolvimento Humano, membro do comitê coordenador e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Partindo do Círculo de Inanição das OSCs no Brasil para pensar em ciclos virtuosos: por Tiana Vilar Lins, integrante do Movimento por uma Cultura de Doação. Atualmente Diretora Brasil da NESst, sou comprometida com o fortalecimento da sociedade civil, justiça social e climática, além de entusiasta do tema de desenvolvimento institucional.
Refletindo sobre gramática e cultura de doação, 11 anos do MCD: por Zeca Teodoro, pesquisador desde o século XX e integrante do Movimento pela Cultura de Doação
25 anos de comprometimento com o fortalecimento da cultura de doação no Brasil!: por Luisa Lima, gerente de comunicação e conhecimento no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Cultura de doação e a potência da mobilização popular: por Beatriz Bouskela do Instituto Arredondar e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD).
Reciclagem e sustentabilidade: oportunidades para o Brasil no cenário global com novo incentivo fiscal: por Laís de Figueirêdo Lopes, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação, e Erika Bechara, professora de Direito Ambiental na PUC/SP, ambas sócias de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados (SBSA Advogados).
Sorriso no rosto, coração quentinho: coletânea sobre doar, parte 2.: por Joana Ribeiro Mortari, diretora da Acorde Desenvolvimento Humano, cofundadora da Philó | Práticas Filantrópicas, responsável pela Proximate Brasil, cocriadora e membro do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
Tão importante quanto doar é recomendar: por Vanessa Prata , sócia-fundadora e codiretora-executiva da ponteAponte, além de membro do Movimento por uma Cultura de Doação.
Qual o potencial de doação do Brasil?: por Daiany França Saldanha 🏳️🌈✊🏿 , cearense, empreendedora social, doutoranda e mestra em Mudança Social e Participação Política pela USP, especialista em fortalecimento institucional de ONGs e líder de projeto no Instituto MOL, além de ser voz do Movimento por uma Cultura de Doação.
Valorizar o jornalismo brasileiro também é fomentar a cultura de doação: por Ana Ju Rodrigues , mãe de três, jornalista e entusiasta e pesquisadora da educomunicação. Líder de projetos no Instituto MOL, convidada pela Mariana Campanatti, ambas vozes do Movimento por uma Cultura de Doação.
Boas notícias e uma boa notícia possível: por Zeca Teodoro , cientista político, estuda o Terceiro Setor desde o século XX, membro do Movimento Por Uma Cultura de Doação.
Doação e legado: por Luisa Lima, gerente de comunicação e conhecimento no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Solidariedade como hábito: uma reflexão para o novo ano: por Beatriz Bouskela do Arredondar e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
O impacto da generosidade no cérebro e na saúde mental: por Erika Mota Santana, Empreendedora Social, MIROSC, Idealizadora de Plataforma para o 3° Setor e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação.
Comments